| |
|
|
|
|
|
|
|
|
1. |
Record Nr. |
UNINA9910418013103321 |
|
|
Autore |
Dias Jorge |
|
|
Titolo |
Aparelhos de elevar a água de rega : Contribuição para o estudo do regadio em Portugal / / Jorge Dias, Fernando Galhano |
|
|
|
|
|
|
|
Pubbl/distr/stampa |
|
|
Lisboa, : Etnográfica Press, 2020 |
|
|
|
|
|
|
|
ISBN |
|
|
|
|
|
|
Descrizione fisica |
|
1 online resource (248 p.) |
|
|
|
|
|
|
Altri autori (Persone) |
|
|
|
|
|
|
Soggetti |
|
History |
aparelhos de rega |
Portugal |
tecnologia tradicional |
|
|
|
|
|
|
|
|
Lingua di pubblicazione |
|
|
|
|
|
|
Formato |
Materiale a stampa |
|
|
|
|
|
Livello bibliografico |
Monografia |
|
|
|
|
|
Sommario/riassunto |
|
O acesso à água e a sua gestão, para além de revelarem figuras jurídicas, instituições e cargos que integram formas de direito consuetudinário, traduzem-se na utilização de uma grande diversidade de tecnologias que permitem as operações de rega. São estas o objecto dos Aparelhos de elevar a água de rega, que os autores dividem em três grupos fundamentais segundo a força motriz que os faz funcionar - os agentes naturais (vento e água), os animais e o homem -, subdividindo-os ainda segundo critérios morfológicos, questionando as suas origens e estabelecendo a sua distribuição no território nacional. O conjunto de tecnologias aqui descritas, ao mesmo tempo que permite ilustrar e formular questões no âmbito da organização técnica e social do trabalho, fala afinal ao leitor da sede de água que, nas sociedades camponesas, vive em simbiose com o elemento central das suas estratégias de reprodução social: a terra. |
|
|
|
|
|
|
|
|
|
|
|
|
|
|
|
2. |
Record Nr. |
UNINA9910702429603321 |
|
|
Autore |
Dalgarno A. |
|
|
Titolo |
Data analysis and theoretical studies for Atmospheric Explorer C, D and E / / A. Dalgarno |
|
|
|
|
|
|
|
Pubbl/distr/stampa |
|
|
[Cambridge, MA] : , : [Smithsonian Astrophysical Observatory] |
|
Greenbelt, Maryland : , : Goddard Space Flight Center, , 1983 |
|
|
|
|
|
|
|
|
|
Descrizione fisica |
|
1 online resource (5 pages) |
|
|
|
|
|
|
Collana |
|
|
|
|
|
|
Soggetti |
|
Atmospheric chemistry |
Atmospheric models |
Earth ionosphere |
Explorer satellites |
Ionization cross sections |
Photoionization |
|
|
|
|
|
|
|
|
Lingua di pubblicazione |
|
|
|
|
|
|
Formato |
Materiale a stampa |
|
|
|
|
|
Livello bibliografico |
Monografia |
|
|
|
|
|
Note generali |
|
|
|
|
|
|
Nota di bibliografia |
|
Includes bibliographical references (pages 2-4). |
|
|
|
|
|
|
|
|
|
|
|
|
|
3. |
Record Nr. |
UNINA9910273487203321 |
|
|
Autore |
De Robbio Antonella |
|
|
Titolo |
Archivi aperti e comunicazione scientifica / Antonella De Robbio |
|
|
|
|
|
Pubbl/distr/stampa |
|
|
FedOA - Federico II University Press, 2007 |
|
[s.l.] : , : FedOA - Federico II University Press, , 2007 |
|
|
|
|
|
|
|
|
|
Descrizione fisica |
|
1 electronic resource (416 p.) |
|
|
|
|
|
|
Collana |
|
Saperi storici e nuove tecnologie |
|
|
|
|
|
|
Soggetti |
|
Communication in science |
Research - Information services |
Information technology |
Open access publishing |
|
|
|
|
|
|
|
|
Lingua di pubblicazione |
|
|
|
|
|
|
Formato |
Materiale a stampa |
|
|
|
|
|
Livello bibliografico |
Monografia |
|
|
|
|
|
Sommario/riassunto |
|
Negli ultimi anni, i depositi istituzionali di preprint e di pubblicazioni scientifiche (Open Archive) sono diventati tra le esperienze di punta della biblioteca digitale, favorendo il coinvolgimento degli autori e delle diverse comunità scientifiche nella diffusione in rete e nell'accesso libero e condiviso ai risultati della ricerca. In questo volume vengono raccolti alcuni saggi, editi e inediti, che Antonella De Robbio ha dedicato al problema dell'informazione scientifica e alla risposta che ad esso ha dato il movimento per l'accesso aperto. La raccolta si propone un duplice obiettivo: da un lato, di colmare una lacuna nel panorama della carente bibliografia italiana sugli Archivi aperti; dall'altro, di fare il punto della situazione sulla delicata questione del movimento Open Access e della speranza nutrita dai suoi sostenitori che esso possa promuovere la diffusione democratica e tempestiva delle conoscenze scientifiche. |
|
|
|
|
|
|
|
| |